A termografia médica é um exame de diagnóstico por imagem que capta e registra a temperatura do corpo, analisando as alterações de fluxo sanguíneo, auxiliando no diagnóstico, monitoramento e tratamento de diversas patologias.
É um exame indolor, não invasivo, não radioativo, realizado através de uma câmera termográfica. Não causando efeitos colaterais, o exame pode ser feito em todos os indivíduos, inclusive crianças, idosos e gestantes.
A termografia, além de mostrar através de imagens as áreas de
dor, está indicada para o exame de ligamentos e tendões,
doenças musculoesqueléticas, artrite, artrose, pé diabético, dor
aguda e crônica, dores vasculares, cefaléias, desordens
digestivas, dores viscerais e neuropatia, além de identificar
sinais derisco para o câncer de mama. Indicado para avaliação
geral de saúde, o exame conta com avaliação postural,
neurológica, músculo esquelética, articular, avaliação
metabólica, cabeça e pescoço, mamas e abdômen.
.
Também reconhecida como ecografia músculo-esquelética, é um método diagnóstico que ganha importância no manejo de doenças articulares, além de tendinosas e musculares, servindo de orientação ou guia para bloqueios analgésicos ou direcionando tratamentos específicos como a terapia por ondas de choque ou radiofreqüência. É indolor e, na nossa clínica, é realizada por médico ortopedista. Garante a exata administração intra-articular de medicações ou componentes biológicos como o ácido hialurônico.
Gerado por um equipamento médico específico que produz ondas acústicas que penetram o tecido muscular, fascial, ligamentar ou mesmo ósseo. Tem principais indicações em doenças tendinosas crônicas (epicondilites, tendinoses, tendinites, peritendinites calcáreas), além de fasceítes (plantar, por exemplo), bursites (trocantérica, por exemplo), em tecidos musculares contraturados (coluna em toda a sua extensão), além de estruturas ósseas que estão com dificuldade de cicatrização, consolidação ou remodelamento. Existem dois tipos de tecnologia de Ondas de Choque, a radial e a focal. São aparelhos novos com usos bem específicos. Mas fique tranquilo, dispomos de ambas tecnologias com equipamentos novos e de última geração para melhor cuidarmos do seu problema ortopédico e logo te colocar de volta nas suas atividades prediletas
Essenciais para o preciso diagnóstico de que componente anatômico gera a dor. Permite a mais exata atuação nos processos dolorosos músculo-esqueléticos.
Terapêutica já consagrada de aplicação de ácido hialurônico
dentro das articulações enfermas, associada ou não a outros
produtos estéreis, conforme a necessidade do caso. Pode
também, em alguns casos específicos, ser usado em tendões.
Tem o aspecto de “gel" e permite regular o ambiente articular,
melhorando propriedades mecânicas ou mesmo biológicas,
facilitando o manejo de lesões crônicas das articulações que
tem movimento amplo como ombro, quadril, joelho, tornozelo
ou mesmo coluna. Com origem biológica e pesos moleculares
diferentes, sua aplicação é definida após avaliação clínica e
indicação médica.
Já com uso popularizado na estética, causa a paralisia temporária de alguns músculos, promovendo realinhamento de joanete (halux valgo) ou de alterações de alinhamentos de outras articulações. Já tem uso consagrado também em tendões com contratura persistente (espasticidade, associada a alterações neurológicas da infância ou da idade adulta). Por fim, tem grande utilidade no tratamento de sequelas dolorosas, tanto na pele quanto em doenças articulares, como na artrose de joelho.
Com o auxílio de um gerador de radiofrequência, posiciona-se agulha e eletrodo em região de nervos doloroso, seja no joelho com artrose, quadril, ombro ou mesmo coluna com o auxílio de ecografia. No local afetado, através de pulsos de radiofrequência, existe geração de calor que cauteriza os nervos sensíveis, permitindo alívio duradouro da dor associada à degeneração articular. Pode ser usada isoladamente ou em conjunto com outras terapias biológicas, como o ácido hialurônico. Especialmente empregada em pacientes que não tem condições de se submeter a grandes cirurgias ortopédicas ou que não estão dispostos a realizá-las neste momento, pretendendo outra alternativa. Todavia, requer auxílio de sedação, realizada por equipe qualificada de anestesistas, dentro da própria clínica Proregen.
Outro tratamento para dor que pode ser usado é o laser de alta intensidade, que tem capacidade de penetrar nos tecidos moles, pele, músculos e ossos para melhorar a função dos tecidos através da fotobiomodulação. Assim como a terapia por ondas de choque, essa técnica não é invasiva e é indicada para alívio da dor e da inflamação. Além de ser de grande utilidade na cicatrização de úlceras ou feridas crônicas!
Esta tecnologia é baseia-se num campo eletromagnético de alta intensidade que influencia positivamente o tecido humano. Os efeitos terapêuticos incluem o alivio da dor, a consolidação de fraturas, relaxamento muscular, estimulação muscular e mobilização articular. Grande alternativa para melhora da dor Articular ou na Coluna Vertebral com ótimos resultados, sem ser doloroso ou invasivo.
Interessado em melhorar as dores nas articulações?
Entre em contato e agende uma consulta conosco.
Rua José Mário Mônaco 333/302.
Centro - CEP 95700-066
Bento Gonçalves - RS
+55 54 3702.0302
contato@proregen.com.br